BLOG

Segurança alimentar e NeoGranel: resoluções da Anvisa e ABNT

anvisa abtn granel

Quando o assunto é Segurança Alimentar a NeoGranel também sai na frente. Além de proporcionar o melhor armazenamento para os alimentos e promover, do início ao fim, uma experiência sustentável e facilitada, nós ainda oferecemos o único sistema de venda a granel do mercado que atende a todos os pontos importantes das resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária –  ANVISA e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O modelo de vendas a granel, que é a forma original do comércio de alimentos, vive franca ascensão e vem conquistando clientes e lojistas por todo o Brasil. Por ser mais econômico e sustentável, o modelo caiu no gosto do consumidor, afinal, suas vantagens econômicas e sustentáveis são inúmeras.

Por crescer a cada dia mais, este tipo de venda precisa ser regulamentada e considerando que a segurança dos nossos produtos é uma prioridade para a NeoGranel, reunimos neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Afinal, o que é Anvisa e ABNT?

A ANVISA tem como função a proteção da saúde de toda a população brasileira por meio da criação e publicação de legislações e regulamentos técnicos que promovem o controle sanitário da produção, distribuição e comercialização de produtos e serviços alimentícios e fármacos.

Já a ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Documentos norteadores para manipulação e venda de alimentos

Há dois documentos importantes quando falamos sobre manipulação e venda de alimentos: o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, de 2014 (ANVISA) e o Requisitos de boas práticas higiênicosanitárias e controles operacionais essenciais, de 2008 (ABNT).

Selecionamos os pontos referentes ao nosso negócio e discutimos um a um trazendo trechos das resoluções juntamente com comentários explicativos. Confira:

Copoliéster tritan. De acordo com os documento tanto da Anvisa quando da ABTN, “os equipamentos, móveis e utensílios que entram em contato com alimentos devem  ser de materiais  que  não  transmitam substâncias tóxicas, odores, nem  sabores aos  alimentos,  conforme estabelecido  em legislação  aplicável. Devem ser mantidos em adequado estado de conservação e ser  resistentes à corrosão  e às repetidas  operações  de limpeza e  desinfecção”.

Dessa forma, a alta tecnologia aplicada na fabricação dos dispensers NeoGranel atende a este ponto pois eles são feitos de copoliéster Tritan, que, dentre suas vantagens é altamente resistente e durável, além de também ser livre de BPA, material nocivo a saúde presente em dispensers de policarbonato.

Nos últimos anos, o policarbonato foi proibido para fins de armazenamento alimentar nos EUA, na União Europeia e no Canadá devido ao seu potencial de toxicidade, No Brasil, por exemplo, alguns utensílios como as mamadeiras já não podem mais ser fabricadas com este material.

Uma outra vantagem é que as peças dos dispensers são todas feitas para o encaixe, dispensando o uso de colas, que liberam substâncias tóxicas para os alimentos.

Cantos arredondados. Em outro ponto, a resolução da ABNT diz que “na aquisição de equipamentos, utensílios e  móveis (…) deve-se  preferir  aqueles que  possuam  menos cantos vivos, asperezas e  melhores  facilidades para  higienização  e desmonte”. Como os dispensers NeoGranel possuem cantos arredondados e peças de fácil desmonte para uma limpeza eficiente e sem esforço, também estamos de acordo com essa norma.

Acesso para facilitar a limpeza. Oferecemos  uma solução completa para o setor a granel, que envolve além dos dispensers uma estrutura adequada ao funcionamento do sistema. Nossos projetos garantem o fácil acesso aos dispensers, tanto para o abastecimento, quanto para o manuseio e manutenção. O que permite isso são os encaixes práticos dos gravitacionais, os fato de que os scoops são encaixados em trilhos e facilmente removíveis.  Garantindo assim o cumprimento da resolução que diz, ainda, que os equipamentos devem ser posicionados de forma a permitir o acesso “embaixo, em cima e ao seu redor para facilitar a limpeza e a manutenção”.

Proteção contra contaminação. De acordo com a Anvisa, as matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser armazenados em local limpo e organizado, de forma a garantir proteção contra contaminantes. Essa norma é facilmente colocada em prática com a utilização do sistema NeoGranel, que proporcionam uma melhor organização e proteção para os alimentos. O fechamento dos dispensers NeoGranel é muito eficiente evitando a entrada de ar e organismos indesejáveis. Além disso, também comercializamos uma linha de dispensers herméticos, que elevam ainda mais a proteção dos alimentos.

Ordem de entrada e saída de alimentos. Além disso, os insumos devem estar adequadamente acondicionados e identificados, devendo ser respeitada a ordem de entrada dos mesmos de acordo com a Anvisa. Com os bins NeoGranel o FIFO/PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) é realizado de forma automática e perfeita. Dessa forma não é necessário fazer o procedimento manualmente, o que colocaria em risco a segurança alimentar.

Porta etiquetas. Os alimentos que necessitem  ser transferidos de  suas  embalagens originais “devem  ser acondicionados  de forma  que  se  mantenham  protegidos  e  com  rótulo  original do  produto e, na impossibilidade, as informações devem  ser transcritas  em etiqueta”, diz a ABNT. Os dispensers NeoGranel contam com um porta-etiquetas acoplado extremamente conveniente para identificação dos produtos e suas informações obrigatórias.

Manual de boas práticas. Nós oferecemos complementarmente aos nossos clientes e parceiros um exclusivo modelo de manual de boas práticas, fruto de anos de expertise.

Saiba mais: você pode ter acesso ao o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, de 2014 da Anvisa neste link. Já o Requisitos de boas práticas higiênicosanitárias e controles operacionais essenciais da ABNT, está disponível neste link.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn