Nem todo mundo sabe, mas pelo menos 1/3 do lixo doméstico gerado em todo o país é composto por embalagens, e que, logo depois da primeira utilização, cerca de 80% delas são descartadas. Ainda que sacolas plásticas e outros tipos de materiais tenham passado por um processo de atualização, tornando-se mais favoráveis à reutilização, a dificuldade em estimular a reciclagem continua grande.

Com a proposta de reeducar seus clientes no uso dessas embalagens, a rede de supermercados Pão de Açúcar lançou no começo do mês de julho o projeto Reutilizar #praserfeliz, que busca alimentar uma nova geração de hábitos mais saudáveis e sustentáveis. A ideia é substituir a comercialização de produtos naturais embalados de maneira tradicional por alimentos vendidos a granel.

A primeira loja da rede a receber a novidade está localizada na Av. Ricardo Jafet, em São Paulo, e contará com a comercialização de pelo menos 40 produtos a granel (grãos, sementes, cereais e mais alguns produtos). Os colaboradores da loja na capital paulistana foram treinados para manuseio do equipamento onde os produtos ficarão armazenados (dispensers gravitacionais).

“O Reutilizar #praserfeliz foi inspirado na mudança de hábitos dos consumidores que estão reavaliando o que é realmente necessário consumir, não apenas por uma questão financeira, mas porque estão adotando hábitos mais saudáveis e sustentáveis em suas vidas. Para o Pão de Açúcar, que tem em seu DNA essas questões, foi um caminho natural evoluir para uma proposta de diminuição de embalagens e educação quanto ao consumo consciente”, explica João Mariano, Gerente de Inovação do Pão de Açúcar.

A assessoria do Pão de Açúcar confirmou que o objetivo do projeto é aumentar a lista de produtos a granel para 60 itens já nestes próximos meses do ano, além de colocar em prática o plano de expansão para outras lojas da cidade e do interior paulista.

Em conjunto, a rede de supermercados anunciou a venda de recipientes de vidro reutilizável, que o cliente poderá adquirir no próprio local e utilizá-lo sempre que frequentar a loja. São quatro tamanhos, que vão de 240 ml – R$ 4,99 a 810 ml – R$ 9,99.

2 Comentários

  1. Eliane Bourroul-Reply
    9 de Maio de 2017 em 14:13

    Parabéns! Que sirva de exemplo para outros supermercados que se interessam pelo futuro do planeta!

  2. 17 de Maio de 2017 em 22:53

    Adorei parabéns mais uma vez vcs do grupo nos surpreende 👏👏👏👏

Deixe um comentário