BLOG

Um mundo com menos plástico é possível. Vamos tentar?

Saiba como você pode substituir os sacos plásticos utilizando medidas que diminuem a produção de lixo. 

Ter a liberdade e flexibilidade para comprar a quantidade exata desejada, é algo que todo consumidor almeja, principalmente no ramo dos alimentos. Essa vem sendo cada vez mais uma tendência contemporânea, mas ela não é nova: a comercialização de alimentos nasceu no formato granel muito antes da industrialização, não nos esqueçamos.

É notório que a venda de diversos produtos a granel, em sua grande maioria frescos e naturais, se tornou um grande hábito adquirido pelo consumidor. Que bom! Com isso, fomentamos:

– a diminuição do desperdício, ou seja,  produtos que seriam comprados em grandes quantidades, passam a ser obtidos com a quantidade necessária;

– uma boa alimentação, baseada cada vez mais em produtos naturais em vez de industriais; 

– a diminuição da produção de plásticos e embalagens facilmente substituídos na venda/compra a granel.

 

Uma tendência que veio para ficar!

Essa tendência, que cresce cada vez mais, é reforçada pelo grandioso número de novos empórios naturais surgindo pelas grandes e pequenas cidade,  pelas seções de granel em grandes, médios e pequenos supermercados e pela entrada do granel de uma vez por todas nos hábitos brasileiros.

Todavia, mesmo com o intuito de diminuir o desperdício, ainda podemos ver (muito mais do que gostaríamos!) embalagens plásticas ainda sendo utilizadas no processo de venda a granel. 

O lixo plástico, quando descartado de forma incorreta, pode causar grandes problemas, como, por exemplo, a poluição de mares e rios, o que por sua vez leva a extinção de vários animais marinhos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um terço dos lixos domésticos são compostos por embalagens e mais de 80% são descartadas após serem usadas apenas uma única vez. Isso não soa absurdo?

Dados divulgados pela revista Istoé na matéria “A sopa de lixo no Pacífico”, mostram que foram encontradas grandes quantidades de lixo boiando no meio do Oceano Pacífico, uma área equivalente a duas vezes mais do que o Estados Unidos. Boa parte desse lixo encontrado, é composta por embalagens e sacolas plásticas, que pode ser atribuída a ação humana. 

Na matéria, o ecológico Marcus Eriksen, expões sua impressão que teve ao ver o gigantesco depósito de lixo: “Parece uma ilha de lixo plástico sobre a qual se pode andar. É uma sopa de plástico, uma coisa sem fim que ocupa uma área que pode corresponder a até duas vezes o tamanho dos EUA.” 

Ilha de Plástico do pacífico

Nesse sentido, e com o intuito de diminuir o impacto no planeta e, principalmente, propor soluções ecológicas para combater a poluição, temos os chamados negócios de “lixo zero” ou zero waste, criado pela ativista Bea Johnson. 

Temos como exemplo brasileiro, Lívia Humaire, que abriu a primeira loja zero waste no Brasil, a Mapeei. Em vídeo, Lívia diz que “esse movimento mostra, na prática, que a gente pode ter uma vida confortável e mais saudável, sem ferir o planeta, sem ferir a natureza, sem ferir a nós mesmos”. Ela, que entrou e se envolveu completamente nesse movimento, tem o objetivo de reduzir, de forma drástica, a produção de lixo. Uma de suas atitudes foi banir de vez, inclusive em seu negócio, as sacolas plásticas. 

 

Mas, como realmente podemos substituí-las? Quais as opções? 

Pensando em responder essas questões, trouxemos algumas dicas para você começar a pensar sobre isso na sua loja. Sabemos da dificuldade de tornar-se lixo zero, mas é sempre possível rever nossas posturas para ter uma vida e negócios mais saudáveis e sustentáveis. 

A principal delas, parece bem difícil de se imaginar antes de realizar, mas é um esforço que pode vale muito a pena: que tal deixar de usar plásticos na sua venda de produtos a granel? Os plásticos, nesse ponto, podem ser substituídos por:

Sacos de papel 

Arquivo De Bem com a Vida

Essa é umas das alternativas que já foi uma das grandes tendências nos anos 50. Ela, sem dúvidas, é uma maneira fácil e barata, onde o próprio proprietário pode oferecer para seus clientes. Dependendo da gramatura do papel e de seu tamanho, pode suportar até 2kg de produtos. 

Vidro

Arquivo Biomundo

 

Além de ser um charme, o uso dos potes de vidro, também contribui para a substituição das sacolas plásticas. Por se tratar de um material 100% reciclável, é perfeito para a sustentabilidade, por ter alta durabilidade, ele pode ser reutilizado inúmeras vezes. Esses potes podem ser vendidos pelo próprio proprietário ou até mesmo levado pelo próprio consumidor. 

Sacolas de pano ou tecidos 

As sacolas na sua grande maioria, são feitas de algodão, panos ou tecidos. Elas podem ser utilizadas para a grande maioria dos produtos a granel e são ótimas para grãos, por exemplo. Esse tipo de embalagem pode ser oferecido pela própria loja ou pode ser comercializado por ele em seu estabelecimento. Uma vez comprado, o cliente pode reutilizá-lo quantas vezes desejar. Por serem mais resistentes do que os sacos de papel, essas embalagens suportam bastante peso, variando de acordo com o tipo de tecido usado. 

E a NeoGranel nisso tudo?

É claro que quando o tema é sustentabilidade, nós somos mais do que especialista no assunto. Há sete anos trazendo a maior inovação para o mercado brasileiro de venda a granel, com nosso trabalho difundimos ainda mais este tipo de negócio, incentivamos o consumidor final a comprar desta forma que notoriamente é sustentável e autônoma.

Comprar apenas a quantidade necessária, sem precisar de embalagens plásticas excessivamente produzidas sem cuidado com o impacto ambiental que isso pode trazer, é algo que toda pessoa que possui um mercado a granel próximo pode inserir em sua rotina de compra para ter uma atuação mais consciente. Faz bem pro planeta, mas também faz bem pro bolso: de acordo com a reportagem, um produto como o azeite, por exemplo, vendido a granel pode chegar a ser 10% mais barato do que  embalado.

É motivo de muito orgulho para a equipe NeoGranel, saber que o nossos trabalho impacta positivamente na vida das pessoas e funciona como um impulsionador para a construção de um mundo com menos lixo.

Tem uma loja de alimentos a granel e quer oferecer uma opção com menos plástico para seus clientes? Entre em contato com a gente clicando aqui e vamos fazer a diferença no mundo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn