BLOG

Julho sem plástico: mês chega ao fim, mas consciência sustentável tem que permanecer!

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os brasileiros geram mais de 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos (todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas), sendo 45% composto por plástico.

Alguns dados são ainda mais assustadores: mais de 8 milhões de toneladas de plásticos acabam nos oceanos todos os dias. Fator que aumenta cada vez mais devido a ação humana, uma vez que mais de 77,5% dos municípios brasileiros não realizam a coleta seletiva, ou seja, grande parte dos resíduos são perdidos, indo parar em bueiros, rios, oceanos e aterros. 

Outro dado é ainda mais desesperador, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo, além de reciclar apenas 3% de todo o lixo produzido. Dados divulgados pela ONU Meio Ambiente, mostram que se continuarmos nesse ritmo de produção desenfreado, em 2050 o mar terá mais plástico do que peixes. Muito triste, né?

Mas, afinal do que se trata o movimento?

Pensando nos malefícios que o plástico pode causar ao planeta, a ativista ambiental Rebecca Prince-Ruiz criou a campanha Julho Sem Plástico, em 2011. E em 2017 foi consolidado pela Fundação Plastic Free July, com o objetivo de reduzir o consumo de plásticos descartáveis durante o mês de julho. 

O movimento, que começou com a hashtag #plasticfreejuly nas redes sociais, conta com milhares de pessoas todos os anos. Ele consiste, basicamente, em recusar plástico de uso único no consumo do dia a dia, além de compartilhar nas redes sociais, com a hashtag, para que mais pessoas aceitem e entre no desafio.

A campanha pretende incentivar as pessoas a reduzirem e mudarem seus hábitos em relação ao consumo dos plásticos. Um dos dados divulgados pelo boletim anual da fundação, mostram que em 2019, mais de 200 milhões de pessoas participaram do desafio, o que evitou aproximadamente 825 kg de plástico. Bastante coisa, né?

A fundação acredita que, com a redução no mês de julho, às pessoas tendem a continuar com o desafio, mudando seus hábitos de consumo durante todo o ano. Contribuindo assim por um planeta com menos plástico.

 

Como podemos participar do movimento?

A grande sacada para mudança de hábitos, é principalmente, recusar todo, o pelo menos, grande parte do plástico usado no dia a dia. Pode ser fazendo  a substituição do canudo de plástico pelo de bambu, por exemplo.

Algumas das principais mudanças, são:

  1. Uso de ecobags

Elas são as tradicionais bolsas de pano, algumas com estampas, coloridas ou personalizadas de acordo com o estilo de cada empresa/ consumidor. Elas aguentam muitooo mais do que as sacolinhas de plástico, sem dúvidas uma ótima substituição.

  1. Optar pela compra de produtos em embalagens de vidro.

A embalagem de vidro, além de ser feito com material puro que mantém as características de sabor, qualidade dos produtos colocados nela, ela também ajuda na substituição das sacolas plástica. Um ótimo aliado no combate do lixo no mundo, legal, né?

  1. Levar sempre uma garrafinha com você.

Além de evitar o aumento de garrafinhas plásticas no meio ambiente, você economiza dinheiro.

  1. Coleta seletiva

A coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo, por meio da separação dos lixos, o que facilita no seu tratamento e reduz drasticamente os impactos ao meio ambiente.

 

Neogranel no rolê do lixo zero!

Pensando em reduzir cada vez mais o número de plástico no meio ambiente, a compra de produtos a granel contribui positivamente quando o assunto é sustentabilidade. Isso porque, com ela, temos a liberdade e flexibilidade para comprar a quantidade desejada, ou seja, produtos que seriam comprados em grandes quantidades, passam a ser adquiridos apenas o necessário, diminuindo assim o desperdício da compra em excesso.

Além disso, a venda de produtos a granel, se tornou um grande hábito do consumidor. Esse aumento está diretamente ligado a diminuição do lixo no planeta, uma vez que é possível fazer a substituição das tradicionais sacolinhas plásticas, por potes de vidro, por exemplo. Mas, se engana quem acha que a comercialização de produtos nesse modelo, tem benefícios apenas para os consumidores.

Alguns de nossos clientes, relatam que tiveram um aumento de mais de 50% após a implementação do a granel em suas lojas. É sem dúvidas, uma tendência que veio para ficar.

Assim, os clientes NeoGranel já saem na frente. Pois além das funcionalidades do nosso sistema – que amplificam a compra por impulso – ela também contribui positivamente no meio ambiente, uma verdadeira junção que faz diferença no mundo.

Quer realizar o sonho de um departamento a granel organizado, atrativo e muito rentável? Entre em contato conosco pelos contatos: (27) 3149-0609 / (27) 3149-0600. E-mail: neogranel@allalimentos.com ou CLIQUE AQUI

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn